Como fazer uma capa para livro?

A capa precisa ser marcante, irresistível e é claro, bonita. Quer saber como fazer uma capa para livro? Leia o artigo e descubra os segredos para criar capas que vendem.

Julgando o livro pela capa:

Pra saber como criar uma capa para livro, primeiro a gente tem que entender o que é uma capa linda e que chama atenção, e do que ela é composta.

O conceito de bonito é relativo, claro. Mas frequentemente, a capa linda precisa ter um título interessante e é claro uma imagem chamativa. Mas como saber se você escolheu uma imagem legal?

Pra saber isso, olhe a imagem escolhida e responda as seguintes perguntas:

1-Tem espaço pra fonte?

Tem lugar pra colocar o título do livro sem o sobrepor a imagem?

Não é que seja necessário escrever somente em fundos sem desenho, mas se não tiver outro jeito, então a sua fonte precisa ser aplicada com uma cor que se destaque a do desenho geral.

2 A imagem é diferente?

Entre no Wattpad ou na Amazon e digite o segmento do seu livro para fazer uma pesquisa. Exemplo: “romance”

Os resultados da busca serão casais, mãos unidas, abraços, corações e etc. Estou certa? Bom, para criar uma capa marcante, fuja desses padrões e crie algo diferente, com cores e fontes que se destaquem das outras, atraindo o olhar do leitor para a sua história.

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3 Dá vontade de comprar?

Você já reparou que lanchonetes e restaurantes frequentemente exploram tons de marrom, vermelho e amarelo? Isso não é por acaso. Essas cores são relacionadas à urgência, à fome e com isso o nosso cérebro aprende a relacionar fachadas em vermelho e laranja, com pontos comerciais que vendem comida.

Esse conceito pode ser usado para criar as capas do seu livro de forma a relacioná-las com a necessidade de compra. Por isso, faça uma pesquisa de cores e estude as que mais se relacionam com o público do seu livro e os seus interesses.

Psicologia das cores para a capa do seu livro

Pra facilitar o seu lado, aqui vão algumas dicas de cores e como elas funcionam nas vitrines. Fique atento para usá-las a seu favor:

  • Como dito anteriormente, as cores quentes como, amarelo, laranja e vermelho estão relacionadas à fome e à urgência, duvida? Repare, por exemplo que as cores amarelo e laranja são também usadas para sinalização de rua e de coletes salva vidas. Isso acontece justamente por que essas cores atraem o olhar e proporcionam maior visibilidade. Agora, pense nisso para o seu livro, imagine uma capa em tons de laranja, se destacando num mar de capas em tons de azul e preto, legal, né? (fica a dica).

  • Azul Tecnologia, seriedade. São cores que o cérebro aprendeu a relacionar com inovação e praticidade, mas que no passado só significavam tranquilidade e sossego. Pode ser interessante explorar os tons usados nas redes sociais para atrair públicos que passem muito tempo nessas plataformas.

  • Preto A cor preta representa formalidade, elegância, austeridade e sofisticação.

  • Verde Natureza, aventura, dinheiro, frescor, tranquilidade.

  • Branco Paz, limpeza, o bem, sofisticação, e também pode ser bom combinado com outras cores dando destaque a elas.

  • Violeta Significa o poder mágico, feminino, esoterismo e magia.

  • Marron Relacionada à frutas maduras demais, por isso use com cuidado, já que frequentemente está relacionada ao estado de decomposição. A menos que seu livro fale sobre café, ou tenha artes de natureza positiva como chocolate, por exemplo, evite usar esta cor na parte externa da capa.

  • Rosa representa crianças, inocência.

  • Cinza, neutralidade, como o branco, ajuda a destacar as demais cores da sua capa.

Os melhores bancos de imagens grátis

Você precisa de artes para a sua capa e não está interessado em desembolsar uma fortuna? Pois saiba que já há excelentes plataformas com muita coisa legal pra sua capa e o melhor, de graça.

Escolhendo as imagens.

Na hora de escolher as imagens, lembre-se de que a sua capa vai ser feita em formato vertical e procure imagens que já sigam essa orientação. Assim fica mais fácil colocar a fonte com o título e os créditos ao autor.

Outro ponto a observar é a arte em si, por isso, vai uma dica extra:

Figuras humanas que façam contato visual com o leitor atraem o olhar com mais facilidade do que aquelas onde não há essa ligação”.

 Plataformas de edição

           Em primeiro lugar, lá vai o https://www.canva.com/ .  Pois é, o canva é o queridinho dos autores. E não é à toa.

           A plataforma disponibiliza uma série de bases prontas para a sua arte, quer seja ela a capa do seu livro um banner de divulgação ou e-book inteiro.

           Por isso, não tenha medo de experimentar esse site que é fácil de usar e dá um ar profissional à sua capa.

           Mas além do canva também temos outras opções interessantes para criar capa de livro. Estas opções são https://www.fotor.com/pt/ e o meu favorito: https://www.befunky.com/pt/recursos/editor-de-fotos/

         Claro que devem ter muitos outros sites por aí, mas eu prefiro indicar os que eu uso porque já sei que são bons e assim você não perde tempo.

Com as mãos à obra

  • Baixe a imagem escolhida no seu computador e depois abra o site de edição que você escolher.

  • Assim que a imagem abrir, procure a ferramenta “texto”. Ela permite que você escreva sobre arte, por isso escolha uma fonte bem legal e escolha para ela cores que combinem com a imagem, mas sem embaralhar desenho e texto. É muito importante que o leitor consiga ler o título do livro logo de cara, sem esforço.

  • A fonte escolhida para o crédito ao autor pode ser diferente, deve estar em tamanho menor e mais discreto. Para saber onde inserir esta informação, faça uma pesquisa rápida no Google imagens, a fim de ver como isso acontece em outros livros.

  • Depois de colocar o título e o seu nome na capa do seu livro, salve o arquivo em um local seguro e envie para si mesmo, pelo e-mail, pra não perder a sua capa caso ocorra algum imprevisto.

             Se você tem dicas suas que gostaria de compartilhar com outros autores, não perca tempo e aproveite os comentários para isso. E é claro, seu like e elogio é sempre bem-vindo, mas a sua crítica também.

Abs 

Lia Maia

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