Como escolher uma editora?

 

Terminou seu livro e está procurando publicação? Cuidado.

É essencial publicar o seu livro, mas escolher a editora é um passo muito importante e que não pode ser dado sem cuidadoso estudo prévio e muita, MUITA PESQUISA.

A seguir veja alguns itens que podem te ajudar na hora de escolher uma editora para a publicação do seu livro e uma lista de profissionais que vão fazer a diferença na sua vida.

Você precisa mesmo de uma Editora_ (1)

1-O site da editora tem uma loja funcional?

Afinal, se a editora não possui uma loja funcional capaz de garantir a distribuição do seu livro, isso pode ser um sinal de que a editora em questão não está tão interessada em venda, mas sim que seu lucro vem quase que totalmente dos investimentos de autores nas publicações. Ou seja, trata-se de uma gráfica que também realiza serviços editoriais como revisão e capa.

2-Equipe.

Observe se a editora em questão dispõe de uma equipe experiente.

Quando uma só pessoa trabalha ao mesmo tempo na criação das capas, na revisão dos projetos, na divulgação, diagramação e…Bom, você entendeu. Quando só há uma pessoa atuando em todos os setores da editora, essa sobrecarga de trabalho pode ao mesmo tempo comprometer os resultados finais do livro, ou atrasar e até deixar de lado, algum aspecto importante do processo.

3-Atenção para o pagamento de royalties.

Quando a editora envia um e-mail de convite para publicação do seu livro, ela foca simplesmente nos detalhes para a elaboração do projeto e sequer menciona o pagamento de royalties ou oferece um valor irrisório por cada venda? Fuja.

Isso pode ser outro sinal de que a lucratividade dessa empresa está focada no investimento do autor e não na venda de seus livros.

4- Procure um advogado.

Peça ajuda de um profissional.

Você não precisa pagar para um advogado te ajudar a ler o contrato de publicação. Vá a uma defensoria pública antes de se comprometer com a editora e peça ajuda para interpretar cláusulas como confidencialidade, retenção de direitos autorais e etc.

Postar em grupos do Facebook pedindo ajuda sobre isso pode parecer esclarecedor, mas a desinformação em ambientes assim pode ser só mais um risco, então previna-se e procure um profissional.

5-Informe-se.

Pesquise cuidadosamente sobre possíveis reclamações a respeito da editora. Fale com outros autores que publicaram seus livros através dela e não tenha pressa.

Publicar o seu livro é importante, mas fazer isso com segurança é mais importante ainda.

Você precisa de uma editora?

Pergunte-se isso. Afinal de contas, você precisa mesmo de uma editora?

Hoje já existem excelentes plataformas de publicação independente e algumas gráficas podem até realizar um excelente trabalho sem cobrar altas somas por isso.

Experimente a Amazon.com e comece com e-books. A partir do dinheiro das vendas você pode pensar em investir no seu livro físico.

Contratar revisores, tradutores, ilustradores e diagramadores também pode ser muito mais barato do que você imagina, e o melhor, ao final do processo, todo o lucro com a venda é seu.

Contatos:

A seguir, veja alguns profissionais que eu conheço e que podem te ajudar nesse processo sem te cobrar uma fortuna e com confiança.

Gabriele Mathilde -Tradutora Alemão/Inglês.

Bok2-Impressão de livros físicos

Beatriz Castro, revisão e tradução.

Silvânia Alves, Marketing e Assessoria Literária.

Marci Oliveira. Ilustração

Paola Addeu. Ilustração.

Clique nesses nomes, conheça essa equipe e entenda que a internet nos abriu o mundo.

Talvez você possa ser muito feliz com o seu livro, sem uma empresa entre você e o leitor.

Abs Lia Maia

Anúncios

2 comentários em “Como escolher uma editora?

Adicione o seu

  1. Perfeito seu POST, Lia. Ideal para os autores que estão começando e tem dúvidas sobre como realizar a publicação sem serem lesados por editoras que mais funcionam como gráficas do que editoras realmente. Às vezes é muito mais viável fazer independente do que por seu projeto na mão de um pessoa sem qualificação e essa pessoa acabar estragando todo seu sonho. Obrigada por me indicar no POST, faço meu trabalho em prol da literatura com todo amor e carinho!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: